Ponto Nodal: Como tirar fotos 360° sem paralaxe (No Parallax Point / NPP)

O Ponto Nodal (nodal point) na fotografia panorâmica é o nome tradicional que se dá para a posição exata da lente, ou o eixo central da fotografia, outro nome mais recente é ponto sem paralaxe, em inglês, No Parallax Point (NPP). O ponto nodal é diferente em cada lente, e na fotografia panorâmica é um conceito essencial. Através do ponto nodal é possível fazer capturas  adjacentes sem o efeito paralaxe (no parallax), e isto significa emendas perfeitas e menos tempo de processamento e retoques na costura das fotografias.

Ponto Nodal = No Parallax

Ponto Nodal – efeito paralaxe no parallaxO efeito paralaxe acontece naturalmente a olho nu – também é chamado de efeito estereoscópico – é ele que nos permite ter a percepção de distância e assistir adequadamente aos filmes em 3D . Ele é facilmente observado quando colocamos um dedo a nossa frente e apontamos para um objeto mais distante, em seguida fechamos um dos olhos em depois trocamos o olho fechado. Desta forma percebemos que o alinhamento entre o dedo e o objeto adiante não se mantém pois estaremos olhando a partir de dois pontos de vista diferentes: o olho esquerdo e o direito.

Sem paralaxe nas fotos 360°

Na fotografia convencional o paralaxe não é uma preocupação, pois estaremos considerando sempre um único ponto de vista (viewpont). No entanto, na fotografia panorâmica precisamos capturar várias fotos seguidas lateralmente, então o efeito paralaxe é algo indesejado, pois a falta de alinhamento entre os objetos entre as fotos adjacentes atrapalhará a emenda, tornando a costura das fotos muito mais trabalhosa. Todo este trabalho pode ser evitado se antes da captura encontrarmos o ponto nodal – ou ponto sem paralaxe – posicionando a lente no lugar ideal da cabeça panorâmica, fazendo com que os objetos permaneçam alinhados entre as fotos.

Estas imagens do site Farbspiel Photo ajudam a entender melhor o que acontece neste processo:

  • Nas imagens 3 e 4 o equipamento ainda não foi configurado adequadamente.
    • Nas imagens 1 e 2 percebe-se o efeito paralaxe pelos elementos desalinhados entre as capturas.
  • Nas fotos 5 e 6 o equipamento já está configurado no ponto nodal (ponto sem paralaxe)
    • Nas imagens 7 e 8 percebe-se que não há erro de paralaxe pois os elementos estão alinhados nas duas capturas.
  • O resultado da imagem 9 mostra a emenda perfeita das fotos 5 e 6.

Ponto Nodal Point No Parallax Point

Como encontrar o Ponto Nodal do seu equipamento

Nosso parceiro Cartola já escreveu alguns artigos no Pano Fórum sobre este assunto e abaixo segue uma breve explicação em vídeo de como encontrar o ponto nodal.

Aqui temos outro vídeo que mostra como configurar uma cabeça panorâmica de haste, estilo Nodal Ninja 4, Panosaurus, etc.

Cabeças panorâmicas de anel

As panoheads de anel – como a R10, Atome e TomShot – já vem preconfiguradas para cada modelo de lente. Em tese, elas não precisam de ajustes para encontrar o ponto nodal. No entanto, verifique os resultados de suas capturas e se necessário faça os ajustes reposicionando o anel de sua cabeça panorâmica enquanto olha pelo viewfinder de sua câmera.

Conclusão

Assim que seu equipamento estiver configurado adequadamente, você perceberá uma aumento significativo na qualidade de suas emendas pelo RMS em seu software de costura. Também haverá uma redução do tempo de processamento já que o software não precisará adivinhar onde encaixar os control points.

Conheça as opções de cabeça panorâmica neste link

Links Interessantes sobre Ponto Nodal:

Continue aprendendo no nosso blog e posts relacionados abaixo. Não esqueça de comentar e compartilhar este port. Se tiver dúvidas fique a vontade para entrar em contato.

Recent Posts

Leave a Comment