Philopod – Como tirar fotos 360° sem tripé ou cabeça panorâmica

O Philopod é basicamente uma forma de manter a lente no eixo central (ponto nodal) para evitar o efeito paralaxe, sem o uso de nenhum equipamento tradicional, como tripé ou cabeça panorâmica. A técnica é muito simples, e consistem em anexar um prumo à lente para manter sua posição e altura enquanto giramos o corpo ao redor da câmera.

Veja o que o site PanoTools diz a respoito do Philopod (tradução livre):

Para evitar problemas de paralaxe, os panógrafos (fotógrafos de panoramas) costumam usar um tripé ou monopé em conjunto com cabeças panorâmicas para colocar o Ponto Sem Paralaxe (ponto nodal) da câmara no centro de rotação. Uma alternativa mais barata e mais portátil é capturar a mão-livre e usar um philopod para manter a câmera na posição.

Os Philopods foram nomeados após Philippe Hurbain que descreve a técnica do Philopod em seu website.

A philopod é basicamente um pedaço de corda amarrada em torno do ponto sem paralaxe na lente com um peso na outra extremidade da corda (prumo) que permite que a câmera seja posicionada sobre um ponto específico no chão. O princípio é idêntica à do swing rod (haste de oscilação).

Isto pode não ser tão preciso quanto uma cabeça panorâmica devidamente calibrada e, naturalmente, só é útil em ambientes que permitem uma velocidade do obturador rápida o suficiente para que as fotos possam ser tiradas a mão-livre sem desfocar/borrar, mas existem outras vantagens:

  • Rapidez de montagem.
  • Portabilidade.
  • Elimina a presença do tripé, que não precisa ser retocado no Nadir.
  • Fotografa panoramas precisas em locais onde tripés/monopés não são permitidos.
  • Capacidade de usar pequenas variações de angulação para capturar toda a cena sem fotos adicionais para Zenith e Nadir.

Philopod na prática

Veja o vídeo legendado a seguir onde o Jeffrey da 360Cities ensina a tirar uma foto 360 usando o Philopod em menos de 90 segundos.

Philopod – Passo a Passo

Este vídeo do canal FromParisEric mostra em detalhes todo o processo de captura e os resultados obtidos com a técnica.

Outro vídeo interessante mostra um adaptador que pode ser acoplado na lente fisheye, basta que você encontre algo assm ou  construa o seu. 😉

Outros Links sobre Philopod

O nosso parceiro Cartola foi além e adaptou um Philopod ao uso do tripé e conseguiu resultados muito interessantes, veja todo o processo no site PanoFórum.

Leia também este breve Manual em PDF sobre o Philopod publicado pela Agno’s

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Não esqueça de contar suas experiências com o Philopod nos comentários abaixo.

Recent Posts

Leave a Comment